11/09/12

PAINEIRA-ROSA...!!!


Aqui em BH está ventando bastante nesses últimos dias, e não sei se vocês repararam, mas as ruas e calçadas estão cheias de “bolas” que parecem algodão. Pois é, são as sementes da paineira-rosa que estão entremeadas nessa paina sedosa e são assim carregadas pelo vento.

A paineira-rosa é uma árvore bastante popular, e isto se deve principalmente à sua beleza extraordinária e seu curioso fruto. O tronco é cinzento-esverdeado e recoberto de acúleos grandes e piramidais. A madeira da paineira-rosa é bastante leve, mole e pouco resistente, além de não ter boa durabilidade. As flores, podem se apresentar em diversas tonalidades de rosa, de acordo com a variedade.
 


 
O fruto é bem grande e se abre quando maduro. A paina que fica dentro do fruto é uma fibra fina e sedosa, mas pouco resistente, não é de grande proveito na confecção de tecidos, mas como preenchimento de travesseiros, almofadas e pelúcias.
 

 
É uma planta excelente para o paisagismo de grandes áreas, como parques e jardins públicos, devido ao seu rápido crescimento, rusticidade e beleza. Muito usada também na recuperação de áreas degradadas. Chega a medir 20m de altura e sua floração é intensa e ocorre no verão e outono, com a árvore semi ou completamente despida de sua folhagem.

A paineira-rosa é uma árvore tropical, mas tolera o frio, desde que não seja muito intenso. Deve ser cultivada em solos férteis irrigados a intervalos regulares, sempre sob sol pleno.

Uma curiosidade...a partir dos vinte anos de idade aproximadamente, os espinhos costumam começar a cair na parte baixa do caule, e, gradualmente, também caem das partes mais altas. Diz-se no Brasil que isto permite à árvore receber ninhos de pássaros, o que seria impossível de acontecer quando ela está com espinhos longos e pontiagudos, assim, flores e frutos já não estão presentes, a árvore continua dando sua contribuição hospedando os passarinhos.

Nome Científico: Ceiba speciosa / Origem: América do Sul, Argentina, Brasil
 


 
Fonte de pesquisa: jardineiro.net

4 comentários :

  1. Pelo menos nas fotos, a paineira rosa é bastante parecida com o ipê rosa! Ambas são muito lindas! Elas florescem no mesmo período?

    João - São Paulo

    ResponderExcluir
  2. A diferença entre a paineira e o ipê . É que a paineira tem espinhos.
    Sandra

    ResponderExcluir
  3. As raízes da Paineira pode derrubar muros e casas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.As raízes da paineira são bem agressivas, por isso não recomendo plantar perto de muro e casas.

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...